sábado, 22 de janeiro de 2011

sobre princesas modernas



Ela é jovem, pobre e viu o seu papai morrer cedo demais. Seu nome é Tiana. Moradora de Nova Orleans, nos Estados Unidos, o sonho desta moça é abrir o seu próprio restaurante. Tiana é bela, uma negra de olhos expressivos e gestos delicados. Canta belamente. Para transformar seu maior desejo em realidade, o desafio é superar uma série de obstáculos, especialmente o financeiro, pois talento ela tem de sobra. Tiana é a mais nova princesa da Disney, meu bem. A mais vanguardista de todas. Ainda bem.

Perceba: ela quer muito trabalhar. Pra desfrutar do prazer de fazer o que se gosta e deixar as pessoas felizes com isso. É ela quem arregaça as mangas e trabalha duro num restaurante de sua cidade para juntar todas as economias possíveis. De sol a sol, com muito esforço, ela tenta. Mas é difícil.

No meio do caminho,ela encontra um sapo maluco que um dia já foi príncipe e acaba virando uma sapa também. Os dois vivem verdadeiras aventuras e lutam bravamente contra todas as forças opostas. Sem notar, vão se apaixonando.

No final da história, ambos voltam ao normal. Ele, um lindo rapaz, mas um príncipe nada encantado. Naveen, cheio de virtudes e também defeitos, assim como todos nós. Ela, uma moça ainda mais forte e determinada, que recebe o amor de Naveen, mas continua firme em seus propósitos, e bastante teimosa.


Tiana é a minha princesa preferida. Porque reflete o nosso tempo. Um tempo em que o amor-próprio, a coragem e a independência ganharam força. E o coração, espaço certo para os queridos príncipes da vida moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário