segunda-feira, 8 de novembro de 2010

o nome dela é Dilma


Só eu acho Dilma parecida com tia Oara
Pela primeira vez na história do nosso país, filha, uma mulher foi eleita presidente do Brasil. O nome dela é Dilma. Dilma Rousseff. Antes, apenas homens haviam passado pela presidência da República. Lula (que você perguntou se era o Lula Molusco, do desenho do Bob Esponja), Fernando Henrique, Itamar, Fernando Collor, Sarney.

Quando você estiver com a minha idade, por volta dos 30 anos, talvez já seja comum uma mulher executando atividades diversas e assumindo funções como a de presidente da República - e eu espero que sim. Mas hoje, Helena, este é um grande feito.

Algumas décadas atrás, no Brasil, o direito de votar era apenas dos homens, sabia? Mas veja só: hoje, além de votarmos, estamos também nos fazendo presentes na política - devagarzinho, mas em porções cada vez maiores. Uma luta permanente. Pra você ter uma ideia, quando a mamãe trabalhou na Câmara Municipal do Recife, dos 36 vereadores, três eram mulheres. Grandes mulheres. Priscila Krause, Aline Mariano e Marília Arraes. Mas uma legislatura antes, apenas Luciana Azevedo (mulher excepcional) ocupava uma cadeira na Câmara. Avançamos.

Direitos iguais. Chances semelhantes. Nem mais, nem menos. Pra o mundo entender de uma vez por todas todo o nosso potencial de contribuição. Viva! 

2 comentários:

  1. ela não é parecida com Tia Oara não. Ela é IGUAL, principalmente o jeito!!!

    ResponderExcluir
  2. Quando cheguei á casa dela , com uma revista na mãozinha olhou pra mim e falou: "vovó vc conhece ela? eu disse que não pra vê o que ela dizia e rápidamente minha Lêzinha falou: "É Dilma Rousseff vovó a presidente do Brasil!!!!" Quase infartei de tanta emoção!!!!! Meu genro e minha filha estão cada vez mais formando e informando ...

    ResponderExcluir