sexta-feira, 10 de setembro de 2010

sabor de beijo

A gente adora almoçar no Sabor de Beijo. É um restaurante perto de casa, com boa comida, a um preço razoável e sem muita frescura.

O dia estava assim.
Domingo passado estivemos lá. Fomos a pé mesmo. Sentindo o clima do nosso Recife. Você na minha "corcunda". Carros pra lá e pra cá. Sol lindo e poucas nuvens no céu.

- Helena, você veio! Quanto tempo, hein?

Você já é íntima das meninas do restaurante, amor. Chega lá, sai logo procurando a Rose (sua preferida) e grita:

- Rose, cheguei!

O filé ao molho madeira
é tudo de bom mesmo.
Foi lá que você aprendeu a comer filé ao molho madeira, meu bem. Fiquei tão feliz quando vi seu prato limpinho! É porque você sempre preferiu comidas mais secas, sem muito molho. Então, te ver comendo com satisfação uma nova comida me encheu de orgulho. Coisas de mãe, amôre.

O perfex
é um sucesso
para as donas
de casa.
Um dia, você ficou encantada com a forma jeitosa de Rose limpar as mesas assim que os clientes vão embora. E pediu um perfex pra ajudá-la no serviço. Então, qualquer grãozinho de arroz ou pingo de água que escorria do copo do suco você corria para limpar com seu paninho úmido vermelho.

- Prazer conhecer você, dizia aos clientes sentados perto de nossa mesa.

A maioria retribuía com um sorriso. Quando alguém não reagia à sua gigante gentileza, você franzia a testa e comentava baixinho em meu ouvido:

- Ele é "surdinho", né, mamãe?

Uma dessas pessoas foi uma senhora que se chamava Vilma. Ela estava almoçando com a filha, adolescente, e ficou admirada com seu jeito. Simpática, perguntou o seu nome.

- Helena, você respondeu.

- Ah, Helena de Tróia, comentou a senhora.

- Não, moça. Helena Farias Rolemberg. Que coisa.

E saiu de junto, irritada.


******************************************************************************************

poderosas-mulheres.blogspot.com

Minha doce Lelê, de acordo com a mitologia grega, Helena de Tróia seria a mulher mais bela da Grécia, um páís localizado no continente europeu. Filha dos deuses Zeus e Leda, segundo algumas versões, ou Némesis e Zeus, de acordo com outras, Helena teria sido esposa do rei de Esparta, Menelau. É um nome lindo. E, como você já sabe, significa luz. Nada mais apropriado em se tratando de você.

Esta foto aí do lado é de Sienna Guillory, atriz que interpretou Helena no filme Tróia, lançado em 2003, nos Estados Unidos. Bonita ela, né?

3 comentários:

  1. Adoro ler suas historinhas... Me faz sentir pertinho de vocês e principalmente acompanhando o crescimento de Lêlê, que é a coisa mais linda!!! Quando sinto saudades de tudo ai, leio seu blog e me sinto mais feliz... Te amo prima!
    Janaína Rolemberg

    ResponderExcluir
  2. Já,

    Esse blog serve pra isso também. Pra gente estar mais junta, mais perto, mais família. Não teria o mesmo sentido se não fosse assim. Mesmo sem saber, Lelê já contribui em nome da união. Te amamos também, sua linda. Volta sempre, tá?

    ResponderExcluir
  3. Esse nome é realmente lindo e inspirador. Um nome forte para um menininha já tão cheia de personalidade! :)

    ResponderExcluir