domingo, 19 de setembro de 2010

Por uma boca limpa

Menina danada, você não tem mesmo jeito quando o assunto é escovar os dentes... A mamãe já conversou uma dezena de vezes sobre como é importante deixar a boca limpinha e longe das cáries. Já expliquei que quem não escova os dentes vira tamanduá. Nunca vi uma criança que tenha virado tamanduá, mas o vô Keko, desde que eu tinha a sua idade, garante que muitas já viraram, então eu acredito. Você não vai querer virar um animal que só se alimenta de formigas e vive cheio de pulgas coladas ao corpo, não é?

Tamanduá mirim: você não quer ficar assim, quer?

Na última sexta-feira, assim que pisei no quarto do hotel, soube do festival de brabeza e choro que você deu na hora de lavar a boca. Já eram cinco horas da tarde e você ainda não tinha escovado os dentes. A vovó e Nenê estavam exaustas. Que horror, hein, filha?

A mamãe conversou tanto contigo, tentou te convencer de todas as formas sobre a necessidade (diária, que se repete três, pelo menos) de escovar os dentes numa boa, mas não houve outra saída. Eu tive que levar a cabo o que tinha dito logo cedo caso você mais uma vez fizesse malcriação. Escolhi um DVD seu para dar a outra criança - necessitada. João e Maria.

João e Maria são irmãos que se perdem numa floresta
e encontram uma casa feita de doces maravilhosos

Afe, você se esgoelou. De soluçar. (A esta hora, se o seu papai estiver lendo este texto, deve estar inconsolável com a minha severa obstinação). E passou uns dez minutos assim. Pedindo desculpas. Jurando que ia escovar os dentes direitinho da próxima vez. Mas a mamãe não podia voltar atrás. Pra ser doloroso só desta vez e nunca mais.

Mais tarde, menos histérica, você respirou fundo e tentou negociar:

- Mãe, criança pobre tem casa?

(E você mesma já foi respondendo.)

- Não, né? Veja, mamãe: se não tem casa, também não tem DVD. Então o que vai fazer com a história de João e Maria?

(Em busca de uma saída, rápido!)

- Eu dou pra uma creche. Pronto.

O burro amigo do Shrek não gosta de escovar os dentes.
E olha como ele ficou: banguela!

Incansável que é (ô, menina sabida, esta Helena), antes de dormir e depois de ter escovado os dentes sem reclamar, você continuou argumentando:

- Ô, mãe, se eu não escovar os dentes, eu perco um DVD. E se eu escovar, eu ganho o quê?

**************************

No final das contas, chegamos a um acordo. O DVD de João e Maria vai ficar na minha bolsa por dez dias. Se você escovar os dentes sem drama, tem ele de volta. Caso contrário, o filme vai fazer a alegria de outras crianças. Você ganhou prazo - que significa tempo - para mostrar que entendeu de uma vez por todas aquilo que a mamãe te explica desde que você tinha um ano. Sua Helena!

3 comentários:

  1. É verdade filha, os seus dentes devem estar agoniados com a falta de banho. É claro que se eu estivesse aí arrumaria outra forma de negociar com a sua mãe, afinal João e Maria não podem ser penalizados pelo seu gesto impensado, mas como não estou você agora tem que correr atrás do prejuízo.

    Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Helena, durante toda minha infância tb escutei essa história de que quem não escova os dentes vira Tamanduá. Nunca arrisquei saber a verdade verdadeira e venho escovando meus dentes bem direitinho, todos os dias. Coincidência ou não, continuo menina. Bjs

    ResponderExcluir