sexta-feira, 10 de setembro de 2010

10 dicas para salvar o planeta

ncwildlife.ning.com
Adorei essa reportagem que está no site da revista Crescer (www.revistacrescer.globo.com). Acho importante todo o mundo reconsiderar certos hábitos e começar a pensar de verdade na preservação do meio ambiente.

Inspirada na matéria, resolvi criar uma brincadeira com vocês a partir das dicas listadas pela jornalista Bruna Menegueço. Você, que está comigo aqui e agora, pode me ajudar a "esticar" esta lista com dicas que devem ser postadas no link "comentário". O que você faz para ajudar a economizar nossos recursos naturais e a preservar o meio ambiente?

1. Não peça embalagens

Na hora do almoço, sente-se confortavelmente num restaurante ou numa lanchonete em vez de comer no escritório. Além de não ter de usar nenhuma embalagem, você vai relaxar mais.

2. Aproveite a caixa do brinquedo

Um simples caixa de papelão devolve o ânimo a qualquer criança entediada. Pelos poderes da imaginação, a caixa se transforma em caverna ou espaçonave, casa ou carro. Antes de mandá-la para a reciclagem, deixe seu filho brincar com ela à vontade.

3. Menos gás

Desligue o forno dez minutos antes do tempo estabelecido na receita, porque o calor residual completará o cozimento. Do mesmo jeito, não preaqueça o forno, a menos que esteja fazendo massas, pães e suflês.

4. Sob pressão

Turbine o processo de cozimento com uma panela de pressão, que reduz o gasto de energia em até 75%.

5. Deixe a grama crescer no verão


wtw3.wordpress.com

A grama alta retém mais umidade. Por isso, durante o verão, se você mora em uma casa ou tem um sítio, deixe o gramado crescer pelo menos quatro centímetros. Essa providência evitará o surgimento de trechos ressecados e diminuirá a necessidade de rega.

6. Economize combustível

Quem dirige a 80 quilômetros por hora economiza 25% em relação a quem anda a 120 quilômetros por hora. Além do que, é mais seguro para toda a família.

7. Amamente seu filho

O leite materno é o melhor para seu filho e para o meio ambiente. Ele não precisa de embalagem e é produzido sem queima de combustíveis fósseis. Se não puder amamentar, opte pelas fórmulas infantis orgânicas.

8. Xô, mosquito!
(achei essa superinteressante)

Livre-se das moscas e dos mosquitos com óleos essenciais de citronela, menta, eucalipto e cravo-da-índia.

9. Conte os copos

A água ferve muito mais depressa se você usar apenas a quantidade de que precisa. Ao aquecer um copo em vez de uma chaleira cheia poupamos eletricidade suficiente para manter uma lâmpada econômica acesa durante nove horas.

10. Descanso de tela

Lembre-se de desligar o monitor do computador toda vez que você sair da mesa, especialmente se for demorar a voltar, como na hora do almoço. Um computador com o descanso de tela acionado gasta quase a mesma energia de quando está sendo em uso.

11. Evite sacolinhas de farmácias, padarias e lanchonetes
(essa é minha!)


cybergringo.blogspot.com

Quando for à farmácia, guarde os medicamentos adquiridos direto na bolsa. Se estiver na padaria, dispense a sacolinha plástica, afinal os pães já vão estar guardadinhos no saco de papel - mesmo caso das lanchonetes. Eu faço assim.

QUEM VAI SER O PRÓXIMO? :)

6 comentários:

  1. difíiiiiiiiiiiiiiicil.... os nossos costumes estão tão arraigados que vira até reflexo condicionado né? Vamos tentar!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Se puder ir a pé, deixe o carro em casa. Se forem várias pessoas para o mesmo lugar, veja se cabe no mesmo carro. A pasta de dentes sempre fica um bocadinho qd acaba, dá pra rasgar a embalagem e terminar de usar, igual já fazemos com o protetor solar.
    No trabalho, se os copos são descartáveis e não der pra usar de vidro, guarde seu copo para usa-lo o dia inteiro.
    Tem tanta coisa que dá pra fazer... Até cachaça orgânica a gente faz! =D

    ResponderExcluir
  3. Máximoooooooo, Elkita!!!

    Bora, Ana, dá um exemplo, danada!

    ResponderExcluir
  4. Eu tento incentivar a reciclagem. Na minha casa, nenhuma embalagem é jogada fora sem ter sido lavada. Isso porque as pessoas que trabalham com reciclagem muitas vezes descartam a embalagem quando ela está suja e aí não serve mais para o trabalho deles, e, portanto, vai pro lixão, ou pro meio ambiente. Se a embalagem usada de requeijão, iogurte, maionese, etc estiver limpa favorece a reciclagem!!! É uma pequena contribuição, mas já vejo muita gente fazendo isso! Bjos

    ResponderExcluir
  5. Ah, tb reciclo qse tudo que posso,meu lixo é todo separado!Como lá em casa tem muito lixo devido aos bolos, separo tudo direitinho: plástico, vidro, e tudo lavadinho! A sindica adorou meu lixo e resolveu colocar em todos os andares ´4 lixeiras para os moradores fazerem o mesmo e estádando super certo!

    Vânia.

    ResponderExcluir
  6. Ah, tb reciclo qse tudo que posso,meu lixo é todo separado!Como lá em casa tem muito lixo devido aos bolos, separo tudo direitinho: plástico, vidro, e tudo lavadinho! A sindica adorou meu lixo e resolveu colocar em todos os andares ´4 lixeiras para os moradores fazerem o mesmo e estádando super certo!

    Vânia

    ResponderExcluir