segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

aprendiz de você

Helena e Chico, o jabuti de estimação da escola


Dias novos. Sua primeira semana na escola, meu bem. Aparente tranquilidade, mas um vuco-vuco de pensamentos – e sentimentos - povoando aqui dentro. Conflito danado entre a razão que me leva a ter orgulho de um lindo passo a ser dado rumo à sua independência e o afeto maternal que me manda estar ao teu lado, ali, juntinho. Fico entre as duas escolhas, uma cutucando a outra, e eu no meio, perdida, inquieta, mas feliz. Feliz. Incrível te ver expandindo horizontes.

Quando a sexta-feira chegou e eu me vi como a única mãe no meio daqueles passarinhos, fui em frente:

- Filha, mamãe precisa trabalhar e Helena vai ficar brincando aqui na escolinha...

Nem deu pra terminar.

- Qué trabaiá com a mamãe – dizia, chorando.

- Olha, Lê, tem pula-pula, tem os amiguinhos, tem as tias, muitas coisas pra aprender. Vai ser demais!

Fui firme o tempo inteiro. Eu precisava tentar para ver até aonde você ia. Mais cedo ou mais tarde, a mamãe ia mesmo ter que fazer isso.

- Você sabe que a mamãe volta. A mamãe sempre volta, filha.

Pronto. Dei um beijo, virei as costas, fechei os olhos e saí.

Saí nada. Fiquei ali do lado de fora, te catando através das brechinhas entre as toras de madeira que formam o lindo muro da Vila.

Foi apenas um chorinho o seu. Que se foi em dois minutos.

Meu coração ficou assim... do tamanho de uma azeitona. Tuas asas cresceram um pouco mais naquela hora.

E é assim mesmo, filha. O mundo é mesmo teu. Eu, como mãe perdidamente encantada, serei para sempre sua incansável torcedora.

Você me tem por perto. Mesmo que entre as brechas de um murinho, respeitando teu progresso e te deixando voar rumo a experiências e destinos que te façam feliz e maior a cada dia.

Te amo tanto.

“Eu faria tudo pra não te perder assim, mas um dia vem e deixo você ir”.

2 comentários:

  1. Eita, me acabei de chorar com esse post!!! Tudo que uma mamãe que ainda espera seu pimpolho precisava ler pra explodir de emoção! Eu realmente nõ faço idéia do que me aguarda!
    Ah, sou amiga de Ana Tereza, a gente se conheceu na maternidade, e curiosamnte temos uma amiga em comum, vanessa.
    Beijão.

    ResponderExcluir